Wednesday, August 24, 2005

SUFJAN STEVENS - Illinois


Sufjan Stevens tem um projecto bastante ambicioso: imortalizar em álbum todos os 50 estados do seu país natal, os E.U.A. Em 2003, Sufjan lançou a primeira pedra com "Greetings From Michigan: The Great Lakes State" onde homenageava o estado de onde é natural (Michigan). Em 2005, é a vez de "Illinois" (é mesmo assim o nome do disco, apesar de na capa aparecer "Come On Feel the Illinoise"). Há aqui canções que falam de Abraham Lincoln, Frank Lloyd Wright, feriados municipais (Casimir Pulaski Day), A Torre Seer’s ou até um serial killer (John Wayne Gacy, Jr.) demonstrando que Sufjan fez um aturado trabalho de pesquisa sobre o estado de Illinois.
Mas se em termos literários estamos perante uma obra acima da média, é a qualidade musical da mesma que verdadeiramente impressiona. "Illinois" é composto por 22 faixas e cerca de 75 minutos de pura magia. A diversidade instrumental é enorme e Sufjan (cuja voz também ajuda...) conjuga tudo de forma genial conseguindo criar um disco que muitos já consideram uma obra-prima e um pequeno clássico da música pop.
"Chicago", "Come on! Feel the Illinoise!", "John Wayne Gacy, Jr.", "Casimir Pulaski Day", "Jacksonville", "The Man of Metropolis Steals Our Hearts" ou "The Predatory Wasp of the Palisades Is Out to Get Us!" são músicas que se destacam naturalmente num álbum de eleição. Que venham então os outros 48! Se possível, com a mesma qualidade de "Illinois"!
Nota: 9,5/10
P.S. A página do Metacritic sobre "Illinois" dá para aferir bem do impacto que este álbum tem causado. Em 36 críticas de diversos sites ou revistas especializadas em música, "Illinois" tem uma média de 91%, só superado este ano pelos The New Pornographers com 92% mas baseado em apenas 11 críticas...

3 Comments:

Blogger Ricardo said...

Só queria dizer que o albúm é fantastico, mas a musica "Chicago" é de outro mundo. Eu até diria que era um 9,75. Volto a repetir que grande albúm

5:42 PM  
Blogger O Puto said...

Como o meu amigo Tipo bem referiu aqui, é um álbum muito bom.
Obrigado pela visita ao blog. Vou estar atento a este.

1:36 PM  
Blogger Spaceboy said...

Estou completamente rendido a Sujfan Stevens, tanta diversidade, tanta beleza num disco só. Imperdível!

4:10 PM  

Post a Comment

<< Home