Sunday, September 11, 2005

DOVES – Some Cities



Os Doves são uma das minhas bandas favoritas. Tomei conhecimento com a música deste trio de Manchester através da Radar (97.8 FM) e não foi difícil ficar cativado pelo pop melódico baseado em guitarras mas que também se alonga a outros géneros como a electrónica ou mesmo bossa-nova (como no single There Goes the Fear do álbum The Last Broadcast).
Os Doves editaram o seu álbum de estreia em 2000. Lost Souls era um disco sombrio mas cativante, repleto de excelentes canções (Catch the Sun, The Cedar Room ou o fabuloso Sea Song) que acabou nomeado para o Mercury Prize (nesse ano o vencedor foi Badly Drawn Boy com The Hour of the Bewilderbeast).
Em 2002 surge The Last Broadcast. No segundo álbum, os Doves tornam a sua música mais expansiva e alegre e trazem canções épicas como a já citada There Goes the Fear, Caught by the River, Pounding, Words ou The Sulphur Man. Com The Last Broadcast, os Doves voltam a ser nomeados para o Mercury Prize (venceu Ms. Dynamite com A Little Deeper) mas desta vez gozam também de algum reconhecimento internacional, aparecendo nas listas de melhores discos do ano um pouco por todo o Mundo, inclusive em Portugal (Blitz).
As expectativas eram então muitas para o terceiro álbum dos Doves. A banda tinha consciência disso, como comprava o facto de ter lançado Somes Cities, três anos após o seu antecessor. Some Cities é mais sombrio e menos imediato que The Last Broadcast. Após uma primeira audição pode parece uma desilusão mas é puro engano. Este é daqueles discos que vai "crescendo" com as sucessivas audições. Black and White Town e Snowden chamam a atenção logo de início (talvez por isso tenham sido os primeiros singles) mas há mais pérolas neste disco. Walk in Fire (sequela perfeita para There Goes the Fear), One of These Days, Someday Soon e Sky Starts Falling são grandes temas que tornam Some Cities como mais um passo seguro na carreira dos Doves apesar de, pessoalmente, ainda preferir The Last Broadcast...

Nota: 8/10

6 Comments:

Blogger Spaceboy said...

Também gosto muito dos Doves e depois do excelente «The Last Broadcast» (considero-o praticamente uma obra-prima), esperava este mundo e o outro pelo «Some Cities». Já falei deste disco no meu blog e gosto dele, mas esperava melhor, mas não me desiuludiu de forma alguma.
Tive pena que no Sudoeste pouca gente se entregou às canções dos Doves, mas foi um bom concerto na mesma e este «Some Cities» é bom e recomenda-se.

11:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, apenas conheço o «The Last Broadcast» e concordo com a crítica positiva. É o álbum que tenho ouvido ultimamente, sendo eu um apreciador do estilo. Por vezes - o João Morgado já ouviu isto mil vezes - fazem-me lembrar Oasis e Coldplay. Estou errado?

4:35 AM  
Blogger Ricardo said...

Eu no longínquo ano de 2000 2 meses antes de Paredes de Coura comprei Paruchutes dos Coldplay e o álbum dos Doves, claro que o Coldplay impressionou mais porque nessa altura só ouvia o Yellow… mas como Doves eram da cidade aonde estudei e passei 3 anos muito bons (já agora o Manchester City empatou na casa dos Red Devils; I know I am, I say I am, I’m City until I die!) decidi comprar. Passado algum tempo de ouvir Coldplay e tomei mais atenção, e descobri um álbum maravilhoso, desde desse momento fiquei grande fã de Doves. Some Cities segue o percurso natural da banda que cria o que gosta e não penso que sejam copias de alguém, mas se copiarem sem duvida que são mais parecidos com o Gomez que por acaso também são de Manchester. Resumidamente bom álbum e excelente critica ao mesmo.

12:29 PM  
Blogger Spaceboy said...

Coitados dos Doves, não merecem uma comparação com uma banda tão má como os Oasis. Os Coldplay são engraçados, mas o Doves estão bem à frente e acho que se aguentaram bem no Sudoeste.

8:12 PM  
Blogger O Puto said...

Ouvi este disco várias vezes nas férias, e o gosto aumenta a cada audição. Muito bom!

3:43 AM  
Blogger nel colaça said...

disco muito bom.
Melhora cada dia que passa!

12:31 PM  

Post a Comment

<< Home